O que é a terapia cognitivo comportamental?

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de tratamento psicológico eficaz para diversos problemas, como depressão, transtornos de ansiedade, problemas com álcool e drogas, questões conjugais, transtornos alimentares e doenças mentais graves. Pesquisas mostram que a TCC pode melhorar significativamente o funcionamento e a qualidade de vida. Em muitos estudos, a TCC foi tão eficaz ou mais eficaz do que outras formas de terapia psicológica ou medicamentos psiquiátricos.

A TCC evoluiu com base em pesquisas e práticas clínicas. Diferencia-se de muitas outras abordagens por sua base científica sólida, com métodos comprovados para produzir mudanças positivas.

Princípios básicos da TCC incluem a ideia de que problemas psicológicos frequentemente derivam de pensamentos defeituosos ou comportamentos inúteis, que podem ser desaprendidos e substituídos. A TCC envolve esforços para mudar padrões de pensamento, como reconhecer distorções cognitivas e reavaliar pensamentos à luz da realidade, entender melhor o comportamento dos outros, resolver problemas e desenvolver confiança.

A terapia também se concentra em mudar padrões de comportamento, como enfrentar medos ao invés de evitá-los, praticar interações sociais difíceis e aprender técnicas de relaxamento.

Não todos os terapeutas de TCC utilizam todas essas estratégias. Eles colaboram com os pacientes para entender o problema e desenvolver um plano de tratamento personalizado.

A TCC ensina os pacientes a serem seus próprios terapeutas, com exercícios dentro e fora das sessões para desenvolver habilidades de enfrentamento e mudar padrões de pensamento, emoções e comportamento problemáticos.

Os terapeutas de TCC focam no presente e no futuro, buscando desenvolver maneiras mais eficazes de lidar com a vida atual dos pacientes. Embora a história pessoal seja relevante, o foco principal é promover mudanças positivas no presente.

Deixe um comentário