Como lidar com a ansiedade no trabalho

Se você está enfrentando ansiedade no trabalho, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas lidam com esse desafio, e é importante reconhecer quando o estresse se torna opressivo e interfere significativamente na sua vida. A ansiedade no trabalho pode impactar sua carreira, levando a decisões profissionais baseadas no medo. Por exemplo, você pode sentir a necessidade de recusar uma promoção que envolva mais responsabilidades, como gerenciamento, apresentações públicas ou viagens.

Os sintomas da ansiedade no trabalho podem incluir evitação de amigos ou familiares, preocupação constante, choro, irritabilidade, fadiga, tensão, busca pela perfeição, problemas para dormir, dificuldade de concentração ou memorização, perda de interesse no trabalho, distúrbios alimentares (comer demais ou pouco).

Várias causas podem desencadear a ansiedade no trabalho. Darcy E. Gruttadaro, JD, diretor do Centro de Saúde Mental no Local de Trabalho da Fundação da Associação Psiquiátrica Americana, destaca que os transtornos de ansiedade são comuns nos Estados Unidos. Enquanto é normal ficar nervoso em situações específicas, os transtornos de ansiedade envolvem níveis extremos e persistentes de medo, apreensão e preocupação.

É importante notar que colegas de trabalho e gestores podem não perceber que alguém está enfrentando um transtorno de ansiedade, já que os sintomas nem sempre são óbvios. Alguns sinais que podem sugerir um transtorno de ansiedade incluem queda no desempenho, ausências frequentes, falta de envolvimento no trabalho, queixas físicas sem causa aparente (como sudorese, dor de estômago e insônia) e baixa produtividade.

A causa raiz da ansiedade no trabalho depende da pessoa. Para algumas pessoas, horas de trabalho extralongas, alto estresse, falta de apoio de gerentes e colegas de trabalho e fatores relacionados podem levar alguém a desenvolver ansiedade no trabalho.

Outras situações que podem deixá-lo ansioso incluem:

  • Lidando com problemas no trabalho
  • Apresentações
  • Acompanhando relacionamentos pessoais
  • Reuniões, almoços de funcionários e festas de escritório
  • Cumprimento e definição de prazos
  • Falando durante as reuniões

Gerenciando a ansiedade no trabalho

Felizmente, há muitas estratégias que podem ajudar a controlar a ansiedade e o estresse no trabalho.

Uma sugestão é manter um registro para identificar que tipo de ansiedade você está enfrentando. Comece observando os momentos em que se sente desconfortável ou ansioso durante o dia de trabalho.

Pode haver padrões, como sentir mais ansiedade no início do dia, quando você está revisando todas as tarefas pendentes, ou talvez no final do dia, quando ainda tem muito a fazer, mas precisa sair para buscar seus filhos.

Ouvir sua voz interna e enfrentar alguns desses pensamentos ansiosos também pode ser útil. Identificar padrões de pensamento negativo e substituí-los por pensamentos mais realistas e positivos pode ajudar a reduzir a ansiedade.

“Se sua mente está dizendo: ‘Eles definitivamente acham que sou estúpido’ ou ‘Eles simplesmente me ignoraram’, há outra explicação possível para eles terem passado pela sua mesa ou não terem ouvido você na chamada do Zoom”. Portanto, não estamos apenas tentando nos convencer de que está tudo bem, mas queremos ter uma interpretação mais realista e menos catastrófica.

Aqui estão mais algumas dicas:

  1. Adote hábitos saudáveis: Dormir o suficiente, comer de forma saudável, praticar exercícios regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool ou cafeína pode ajudar a manter a mente e o corpo em ordem.
  2. Seja organizado: Embora pareça trivial, manter a organização no computador e na mesa pode ser benéfico a longo prazo.
  3. Seja honesto consigo mesmo: Não assuma tarefas, projetos ou responsabilidades para os quais não tem tempo suficiente. É importante ser realista sobre suas capacidades e limitações.
  4. Comunicar e pedir ajuda quando necessário. Se você está sobrecarregado, converse com seu gerente. Eles podem não estar cientes de sua situação.
  5. Celebrar seus sucessos. Antes de passar para a próxima tarefa, tire um momento para comemorar seu trabalho e agradecer às pessoas que o ajudaram.
  6. Educar-se sobre ansiedade. Saiba reconhecer os sinais de ansiedade e aprenda estratégias para lidar com os sintomas no ambiente de trabalho.
  7. Fazer certo na primeira vez. Dedique um pouco mais de tempo para acertar na primeira tentativa. Isso pode economizar tempo a longo prazo, evitando retrabalho.
  8. Preparar e planejar. Comece projetos importantes com antecedência e estabeleça prazos realistas. Esteja preparado para enfrentar problemas e tente antecipá-los.
  9. Estabelecer limites claros. Não leve trabalho para casa. Por exemplo, evite verificar e-mails ou mensagens de trabalho fora do expediente.
  10. Ficar longe de colegas de trabalho tóxicos e evitar fofocas ou negatividade no ambiente de trabalho.
  11. Fazer pausas quando necessário, utilizando técnicas de respiração profunda ou dando uma caminhada para clarear a mente. Isso também inclui tirar férias, que podem proporcionar um retorno revigorado.
  12. Conversar com um colega de trabalho em quem confia sobre sua ansiedade, o que pode ser reconfortante e ajudar a aliviar o estresse.
  13. Usar habilidades de gerenciamento de tempo, como fazer listas de tarefas para priorizar o trabalho e garantir que haja tempo suficiente para cada tarefa.
  14. Manter-se ocupado com o trabalho para aumentar a autoestima, fortalecer a identidade social e obter a renda necessária.

Contando ao seu empregador

Se você decide contar ou não ao seu empregador sobre sua ansiedade no trabalho, depende inteiramente de você. Talvez você precise de acomodações específicas ou queira educar as pessoas ao seu redor sobre o que está passando.

Se você é um empregador, é importante garantir que seus funcionários tenham acesso a serviços e apoio em saúde mental.

Há algumas outras coisas que os empregadores podem fazer para apoiar seus funcionários:

  • Educar a força de trabalho e os gestores. anto mais visíveis forem as informações sobre condições de saúde mental, como ansiedade, maior será a probabilidade de os funcionários se sentirem psicologicamente seguros ao procurar tratamento.
  • Incentive os funcionários a usar o Programa de Assistência ao Funcionário (EAP). Lembrar os funcionários sobre os benefícios de saúde mental disponíveis pode ajudar. Normalizar a ansiedade como algo comum e incentivar a sua força de trabalho a obter ajuda quando necessário também é uma boa ideia.
  • Apoie os gerentes no apoio aos funcionários com ansiedade. Isso inclui trabalhar com gestores em estratégias para administrar com empatia e compaixão. Isto pode não acontecer naturalmente para todos os gestores. Lembre aos gerentes que um local de trabalho favorável ajuda a construir a lealdade, a dedicação e o engajamento dos funcionários para um bom desempenho da organização, o que, em última análise, beneficia a todos.

Maneiras de obter ajuda

A ansiedade e o estresse não devem ser ignorados. Profissionais como conselheiros e terapeutas podem ajudá-lo a se sentir melhor. Eles podem recomendar sessões regulares de terapia, medicamentos ou outro tratamento.

Deixe um comentário